Argentina,  Por Aí

Mais uma vez na Argentina

Já faz um tempo, coisa de 6 meses, mas queria muito fazer esse relato de viagem, que foi nossa última viagem de férias em família. Foram nas férias de fim de ano, ali onde já antecede o início do verão. E o que fizemos de tão diferente? Fomos conhecer um destino turístico que as pessoas costumam visitar no inverno. Segue aqui comigo que vou contar tudo!

Eu já fiz aqui relatos anteriores de viagens que fizemos com as crianças para Buenos Aires, inclusive uma cidade que eu nunca tive muito interesse em conhecer até minha irmã se mudar para viver nela, e quando visitamos pela primeira vez, nos encantamos. Dessa vez nosso destino de férias foi além de Buenos Aires… fomos para Bariloche, na região da Patagônia Argentina.

Como as crianças já estão maiores, fomos cada um com uma mala de bordo e uma mochila, pois o clima estava ameno e não precisaríamos de muito agasalho. Nossa programação foi ir para Buenos Aires, passamos ali duas noites e depois fomos para Bariloche, onde minha irmã foi conosco e ficamos por lá 4 noites. Depois voltamos para Buenos Aires e passamos mais 4 noites.

O início da viagem

Bom, nem tudo foi um mar de rosas, e a nossa viagem já começou com perrengues. Ao embarcar, a companhia aérea ofereceu despacho gratuito das nossas bagagens de mão. Acabamos aceitando, pois sempre pegamos essa cortesia. Iríamos pegar as bagagens somente no destino final, ou seja, Buenos Aires. Porém, ao chegar no destino final, uma das malas não chegou. Nunca havia acontecido isso conosco, de extravio de bagagem. Pois bem, abrimos o processo e a moça disse que poderíamos ir embora, que a mala não estava lá e que eles entrariam em contato, e que poderíamos acessar o link para acompanhar quando encontrassem a bagagem. Que transtorno! Isso porque já tínhamos passagens para, em dois dias, ir para Bariloche.

Seguimos para a casa da minha irmã e lá nos viramos sem essa bagagem. E dois dias depois saímos para Bariloche sem essa bagagem! Depois disso, não quisemos mais despachar bagagens, gera um certo aflito. E acreditem, a mala foi parar em Punta Cana, e só chegou no apartamento da minha irmã no dia em que chegamos de Bariloche. E pra piorar a situação, extraviaram coisas de dentro da mala: um pacote de café gourmet que era presente para minha irmã e uma camiseta novinha! E não satisfeitos, a mala, que estava sendo usada pela primeira vez, estragaram um cursor do zíper. Uma situação muito desagradável de se acontecer em uma viagem.

Em Buenos Aires

Nos dois primeiros dias (na verdade uma noite e um dia inteiro) estávamos ali desfrutando da companhia da minha irmã, aproveitamos para trocar dinheiro, tomar sorvete e acabamos fazendo um passeio que as crianças queriam muito fazer, que foi conhecer a Wizard Store de Buenos Aires. Eles estão em uma fase de Harry Potter e queriam muito ir a essa loja especializada em produtos originais. A loja é bem pequenina, mas uma graça! Para quem é fã do bruxinho mais famoso da literatura infantojuvenil, vale a pena conhecer. As crianças amaram!

Nos outros dias de nossa estadia, após a volta de Bariloche, passeamos pelos parques do Palermo e aproveitamos para passear pelo encantador Jardim Botânico, e também visitamos o Ecoparque. Aproveitamos e comemos choripan por ali.

E toda vez que vamos a Buenos Aires, conhecemos lugares em que ainda não estivemos. Dessa vez fomos conhecer o famoso Caminito, um charme! Aproveitamos e passamos pela Bombonera, mas só vimos mesmo pelo lado de fora. E não podíamos deixar de ir novamente com as crianças em San Telmo e no passeo de la historieta, claro, mais uma vez tirar fotografia com a famosa Mafalda.

Aproveitamos para tomar mais sorvete, comer alfajor e chocolate. Ah, e outros dois passeios que as crianças queriam muito e que as levamos, foi ir ao Margal patinar no gelo (espaço indoor, claro) e também visitamos o Knowhere Cafe, uma cafeteria temática do mundo dos filmes e desenhos. Um lugar muito bacana de conhecer!

Estivemos também no bairro chinês, que está todo renovado e muito bom de passar um tempo por lá! E andamos bastante pelas ruas de Buenos Aires.

Em Bariloche

Chegamos em Bariloche a já nos encantamos pela vista maravilhosa da Cordilheira dos Andes. Que lugar lindo!

Passeamos pela cidade, que é muito turística, e tem duas chocolaterias muito famosas, a Rapanui e a Mamuschka. E não é só o chocolate delas que é bom, os lanches e sorvetes também são maravilhosos! Passeamos pela orla do lago, fomos a um museu da cidade, pois meu filho estava doido para ir em um museu de dinossauro (e havia pesquisado sobre esse museu). Acho que ele ficou um pouco decepcionado, pois era bem pequenino e não tinha réplicas enormes de dinossauros, tampouco tinham fósseis que chamassem muito a atenção. Mas o lugar onde fica esse pequeno museu é bem bonito.

Em um dia, alugamos um carro para fazer o famoso Circuito Chico, e que passeio lindo! Fomos parando onde queríamos, pois cada lugar é mais lindo que o outro! Almoçamos na Colônia Suíça, uma comida local espetacular. Conhecemos também a cervejaria Patagônia, fomos no Cerro Catedral e subimos de teleférico, e ao fim buscamos um lago para as crianças e minha irmã se refrescarem (só coloquei as mãos na água, é muito gelada, hahaha). Sim, como era verão está bem quente esse dia, e as pessoas vão para os lagos, como se fosse praia. Foi muito legal.

Outra coisa super interessante, foi ver o dia muito mais longo, pois eram 9 horas da noite quando o sol estava se pondo, e amanhecia bem cedo. No geral, foi uma experiência incrível e conhecer lugares maravilhosos foi muito gratificante.

Ao fim da viagem

Como eu disse no início, nem tudo foi um mar de rosas. No dia do nosso retorno, tivemos mais contratempos. Compramos uma passagem em uma única data antes dos festejos de Natal em que os horários eram bons, e não havia conexão com troca de aeroporto em São Paulo. Porém, quando chegamos ao aeroporto, ao emitir os bilhetes nossas passagens já estavam com voos alterados, e teríamos que trocar de aeroporto em São Paulo, além de ter que passar a noite toda no aeroporto. Depois de muito conversar e sem eles explicarem o que realmente aconteceu (a única informação que tivemos é que em São Paulo haviam cancelado vários voos e por isso o nosso foi alterado), eles ofereceram opção de ficarmos mais dois dias em Buenos Aires, mas teríamos que bancar nossos custos, ou eles pagariam um hotel para nós em São Paulo e não fariam a troca de aeroporto. 

Acabamos optando pela segunda alternativa, mas nos arrependemos muito ao chegar em São Paulo 21hs e ver o caos que estava o aeroporto! Houve uma tempestade muito forte que impossibilitou o funcionamento do mesmo durante um período, e por isso vários voos estavam atrasados. E com isso, nós que já estávamos com voucher para hotel e transporte de ida e volta ao aeroporto, precisamos pegar um atendente para validar o mesmo, e como não tinha hotel nas proximidades com disponibilidade, ficamos muito longe do aeroporto, conseguindo nos hospedar somente por volta de 3hs da manhã!

E para piorar, depois do descanso e refeição, chamamos o transporte de volta ao aeroporto e veio mais uma chuva muito forte, que alagou várias ruas, interditou trânsito, e se não fosse mais uma vez nosso voo ter atrasado, teríamos perdido o voo. Que sufoco!

No mais, viajar é sempre bom, sempre conhecemos coisas novas, vivemos novas experiências e amplia nosso horizonte. Nem sempre as coisas saem como planejamos, mas tentamos aproveitar cada momento que passamos juntos, mesmo esses não tão bons. Abaixo um vídeo com várias fotos da nossa viagem.

Espero que nossa aventura os inspire a também conhecer novos lugares, viver novas experiências em família, e conhecer um pouco mais desse nosso imenso e maravilhoso mundo! Sempre fazemos um planejamento, mas nem tudo sai da maneira como esperamos, porém minimiza surpresas muito desagradáveis. E mesmo nesses momentos, são aprendizado para fazermos diferente nas próximas viagens.

Um forte abraço a todos e até breve

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *