Muito mais que um álbum

Estamos em ano de Copa do Mundo, a maior competição de futebol do nosso planeta. E todos voltam a atenção nesse período para esse grande evento. E as crianças também! Elas começam a vivenciar esse momento através do álbum de figurinhas oficial, onde à medida que vão montando, vão conhecendo os times e os jogadores. E vai muito além disso! Vou contar abaixo minha percepção como mãe a interação das minhas crianças com essa brincadeira de álbum de figurinhas.

Na Copa de 2018, estudando o mapa

Em 2018, onde praticamente foi a primeira copa do mundo delas (a de 2014 eles eram bebês), montamos com elas o álbum de figurinhas, mas a maior responsabilidade era nossa nessa coleção, entre o trocar e colar. Mas as crianças gostaram, e principalmente, de se sentirem incluídas e participar dessa brincadeira. Porém agora está sendo diferente. As crianças já tem idade e maturidade suficiente para fazerem as trocas sozinhas, e o estão fazendo, além de estarem sozinhas montando o álbum. Continuamos supervisionando e acompanhando, pois é muito gostoso participar ver a empolgação delas, mas a autonomia de cuidar é delas.

Minha percepção nessa brincadeira de montar álbum, é que tem muitos pontos positivos para a vida das crianças. Elas estão socializando com outras crianças, estão aprendendo a negociar e a ajudar o próximo (auxiliando os colegas a também completarem o álbum, ajudando nas trocas). As crianças aprendem matemática (na contagem, na compra e venda de figurinhas), geografia (aqui em casa tenho um mapa e elas vão vendo onde fica cada país, em qual continente, e às vezes vai até além nessa busca de conhecimento, pesquisando outras coisas sobre o país participante) e até inglês, pois no álbum vem os nomes dos países em inglês, e acabo estendendo um pouco mais ensinando outras coisas que tem relação com o álbum na língua inglesa para elas.

Nossos álbuns, da copa passada e desse ano

Além de tudo isso, elas também tem a proximidade com a família, uma atividade que nós, pais, fazemos juntos, e com os avós. Eles adoram participar com as crianças, e fortalece o vínculo afetivo. É muito gostoso ver essa relação dos avós com os netos nessa brincadeira. Outra situação que percebo, é que as crianças esquecem um pouco dos eletrônicos nesse momento: a concentração ali no álbum é maior.

Bom, queria trazer para vocês hoje essa experiência que estamos vivendo e que está sendo muito interessante. Queria trazer esse meu ponto de vista, e mostrar os benefícios dessa brincadeira não só para as crianças, mas para toda a família, pois aperta ainda mais os laços afetivos, o que é tão importante nos dias de hoje.

E vocês, concordam com esse meu ponto de vista? Também estão montando o álbum de figurinhas com suas crianças?

Um forte abraço a todos e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *