Organizando com Marie Kondo

Olá queridos leitores! Sabe quando você organiza sua casa, e dentro de uns três dias já está novamente um caos? E quando você tem criança, que fica com brinquedo espalhado para todo lado, o que fazer? Existe solução, e ela tem nome: Marie Kondo. Ela é a autora do livro “A mágica da arrumação”, e eu a descobri quando buscava na internet maneiras de me ajudar a organizar a casa.

Para quem tem filhos pequenos sabe que é um desafio manter a casa arrumada diariamente. São brinquedos espalhados por todo lado, calçados fora de lugar, roupas no guarda roupas de qualquer jeito… e até mesmo nossa vida de organizar armários parece não ter fim! Eu digo que a Marie fez um milagre em minha vida! Rsrs!

Para vocês conhecerem um pouquinho sobre essa pessoa fantástica, Marie Kondo é japonesa e tinha mania de organização. Através dos anos ela começou a desenvolver técnicas de organização e com o tempo virou consultora na área. Tudo porque o método dela é muito efetivo, realmente funciona. Eu achava que sabia organizar a casa, mas depois que conheci as técnicas de Marie, percebi que não sabia nada e abri minha mente para reaprender tudo de novo.

O que é muito interessante, é que a técnica da Marie Kondo, método que ela nomeou de Método KonMari não só ajuda na organização da casa, como também ajuda na organização da vida, e ela prova isso através dos exemplos que ela coloca em suas obras. Digo por mim mesma que descobri novos caminhos na minha vida depois de começar a usar as técnicas de organização da Marie. Como ela mesma diz, “a mágica da organização transforma a sua vida”. Seu método trata de uma arrumação de forma mais completa, onde você só mantém aquilo que é importante para você, o que te traz alegria. Ela propõe que isso vale para tudo o que tem dentro da sua casa, e ainda fala que quando se consegue fazer a arrumação completa, isso automaticamente altera seu modo de pensar. Por exemplo, se você vai ao shopping e vê uma roupa em uma vitrine, você vai pensar antes de comprar, vai experimentar e ver se você realmente se sente bem com aquilo. O que talvez antes comprava porque achava bonito ou porque estava na promoção, você analisando nessa outra ótica questionando se você ira usar ou se está se sentindo bem com aquela roupa, você evita aquele impulso pela compra. E isso faz muito sentido, quantas vezes você já comprou algo porque achou bonito ou porque estava com um preço bacana, mas chegou em casa e ficou encostado, sem uso? É dinheiro jogado fora, não é verdade? Pensa bem, se você adere ao Método KonMari de arrumação, ele passa a trazer significado para sua vida, pois te sobra mais tempo (tanto pelo seu espaço estar mais organizado quanto pelo motivo de você ter somente aquilo que te faz bem) e consequentemente te sobra mais dinheiro (você passa a comprar somente aquilo que precisa ou te traz alegria, e passa a gastar menos por não comprar por impulso), além de você ter uma conexão melhor com seu ambiente, com sua casa, pois ela está do jeito que você gostaria que estivesse.

Para as famílias que precisam colocar um pouco de ordem na casa, recomendo o sistema. Para nós funcionou muito bem, e agora estou tentando mostrar esse conceito para nossas crianças para já crescerem com esse conhecimento e ser natural para elas essa questão de organização.

Por isso eu digo, Marie Kondo ajuda não só a organizar a casa, mas também a vida. Parabéns pelo belíssimo trabalho, que possa ainda ajudar muitas famílias!

Recomendo muito a leitura das obras dessa incrível autora, “A mágica da arrumação” e “Isso me traz alegria”, ambas da editora Sextante. E a grande novidade é que tem uma série no Netflix em que Marie Kondo vai à casa de famílias para ajudá-las no processo de organização (já comecei a assistir e é muito bom), chama-se Tidying up with Marie Kondo (em português seria algo como Arrumando com Marie Kondo.

Espero de coração que gostem da leitura e/ou da série, e depois venham relatar suas experiências.

Grande abraço a todos e até breve!

Um comentário sobre “Organizando com Marie Kondo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *