Morar em Palmas?

Já viajei muito e conheci uma boa parte desse nosso imenso Brasil, mas nunca havia conhecido em específico nenhum estado na região Norte do país. Em uma oportunidade que tivemos nessas férias, fomos conhecer um pedacinho do estado de Tocantins. Confesso que me surpreendeu bastante, e por esse motivo resolvi fazer esse post.

Dentre as capitais dos estados brasileiros, Palmas, com pouco mais de 280 mil habitantes, é a mais nova delas, criada em 1989 e emancipada em 1990. Ela foi uma cidade planejada (e muito bem planejada!) e que me encantou pela sua organização e seu pouco trânsito. Avenidas de pista dupla, largas e com duas ou três faixas, é até estranho para nós que estamos acostumados a ruas estreitas e trânsito caótico. Na nossa lista de critérios, um ponto positivo. 

Por ser uma cidade nova e planejada, há poucos prédios pela cidade, e os que têm são afastados, espalhados pela cidade. Vimos muitas casas, a maioria delas muito bonitas. Mas o custo de vida (aluguel, supermercado, despesas básicas de casa) são mais altos ao que estamos acostumados, então seria um ponto negativo. Descobri um site muito bacana na comparação de custo de vida entre cidades, custodevida.com.br , vale a pena conferir!

Sendo uma capital em crescimento, começam a surgir problemas de cidade grande. Analisando um ponto que dentre todos é um dos que considero mais importante, a segurança, conversei com várias pessoas que moram lá e disseram que andam tranquilamente mas ruas, não tem perigo (claro que aí vale o bom senso, você não vai ficar carregando nada de valor à mostra, ou andar sozinho a pé pelas ruas em plena madrugada) . A violência já chegou por lá, claro, não é diferente de outros pontos do nosso país, mas ainda é muito tranquilo com relação a diversas outras grandes cidades. Nesse caso, ponto positivo para Palmas.

Com relação às escolas particulares de educação infantil e ensino fundamental, me surpreendi pelos valores (hoje um pouco menores do que pagamos hoje, em escolas de referência). E outra surpresa foi ver nas minhas pesquisas que as escolas municipais de lá estão entre as melhores do país, principalmente as de ensino fundamental. Para quem busca escola pública de qualidade, a cidade é uma boa opção.

Como a cidade está à beira do rio Tocantins (e que por causa da usina hidrelétrica de Lajeado essa parte do rio acabou se transformando em um lago, por ter a água represada), há diversas praias de água doce, verdadeiros points da cidade. Nós conhecemos a Praia do Prata e a Praia da Graciosa. Lembra mesmo uma praia, tem areia à beira d’água, uma opção de lazer para quem está lá. Também vimos algumas praças bem grandes nas nossas voltas pela cidade, uma delas foi a Praça dos Girassóis, bem famosa por lá (acredito que é por sediar a Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins, me corrijam por favor se eu estiver errada), e tem também o Parque Cesamar, com bastante espaço e área verde para passeios em família (esse não conseguimos conhecer pelo pouco tempo que estivemos lá, mas nos foi muito bem recomendado). Também nos indicaram uma pequena cidade, há menos de 30km de Palmas, chama-se Taquaruçu, onde os atrativos são as cachoeiras da região. Existem mais opções de lazer, mas esses foram os que vimos ou tivemos informações.

Aqui estão algumas fotos da nossa visita:

E então, moraria em Palmas? Considerando todos esses pontos positivos (eu realmente gostei muito da cidade) nós ainda pensaríamos um pouco. Não pela falta de emprego, lá com certeza tem oportunidades, pois é uma cidade nova e em desenvolvimento. Mas o que me incomodou mesmo foi o calor. Nós fomos no mês de julho, um mês que para eles é um clima agradável, “fresco”, que venta bastante (palavras de vários moradores). Eu não costumo me incomodar muito com calor, mas lá eu senti bastante, fiquei imaginando os meses realmente quentes, como agosto e setembro. Ar condicionado é item indispensável. E tem também a questão da adaptação, faz parte em qualquer lugar que fosse morar.

Enfim, achei muito válido trazer essa informação com uma visão diferente sobre a cidade de Palmas, buscando um bom lugar para viver, com qualidade de vida. Pode ser sim um dia uma opção, quem sabe? Continuarei na busca de boas cidades para inspirar as boas famílias.

Grande abraço e até breve! E se você que está lendo for de Palmas, nos conte um pouco mais sobre como é morar aí, agradeço imensamente!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial