Morar em Blumenau?

Olá queridos aventureiros! Mais uma vez quero pedir desculpas pela demora em produzir um novo post, mas meus dias estão bem corridos. Inclusive tivemos uma curta viagem no meio de tantas coisas acontecendo, vou explicar tudo e vocês vão entender o título do post.

Acredito que nunca declarei aqui, mas nós moramos em Goiânia, capital do estado de Goiás. Eu e meu esposo moramos nessa cidade a vida toda, nossas raízes são todas aqui. De um tempo para cá estamos muito decepcionados com a cidade, a desordem e o descaso da administração pública com nossa querida capital, mas que na verdade se alastra por todo o Brasil. Estamos vivendo um momento muito difícil nesse nosso país, que convenhamos, é de uma beleza e riqueza imensa, mas com a administração pública nas mãos de pessoas despreparadas e egoístas. Enfim, acredito que esse sentimento não é só meu, mas de muitos brasileiros. Bom, voltando ao assunto, percebemos em Goiânia um trânsito cada vez mais caótico, violência sem limite e sem hora para acontecer, cidade mal cuidada (nem vou mencionar o descaso com a saúde, educação e transporte público, pois isso não é só do município, mas é também do âmbito federal). E no meio disso tudo veio uma proposta de trabalho para meu esposo em Blumenau, terceira maior cidade de Santa Catarina. Ficamos muito tentados com a proposta, pois sairíamos de uma cidade com aproximadamente 1,5 milhões de habitantes para uma de mais ou menos 340 mil habitantes.

Tudo que lemos a respeito (a maioria das fontes que encontramos eram de cunho turístico) é que a cidade é boa, não é tão fria como outras cidades do estado, muito úmida, pode ocorrer enchentes, encontramos também que a cidade tem uma boa atuação na educação pública, que a saúde pública é muito boa, etc, etc. Enfim, só maravilhas sobre a cidade (menos a parte das enchentes). Por uma sugestão que nos fizeram, fomos lá conhecer a cidade em um bate-volta, tanto que nem levamos as crianças. Tivemos dois dias para conhecer e sentir a cidade. Então, partimos!

Primeira observação que fizemos, importantíssima, e que para nós foi um ponto negativo, foi sobre o aeroporto. Em Blumenau não existe aeroporto, e o mais próximo fica em Navegantes, uns 50 km de distância. O problema nem é só pela distância, que nem é tão longe assim, mas a rodovia que pegamos para ter acesso é horrível (para deixar claro, é uma BR, rodovia Federal), além de mal pavimentada, é rota de muitos caminhões. Como com a nossa provável mudança viajaríamos muito de avião, ou as pessoas que por ventura nos visitassem também fariam o trajeto, seria um desconforto.

Alugamos um carro para facilitar nossa locomoção, e também para sentir o trânsito. O que podemos dizer a respeito, nos dois dias que andamos lá, é que o trânsito em alguns pontos, como em Goiânia, na hora do rush é tão complicado como aqui, mas como Blumenau tem um rio que corta a cidade e poucas pontes para muitos carros, complica um pouco mais pois não há rotas alternativas. Uma vantagem de Blumenau é que há bem menos motos nas ruas comparado a Goiânia, o que torna o trânsito mais tolerável, tendo em vista que muitos motoqueiros são imprudentes (claro, também há imprudência por parte de alguns motoristas de veículos, mas convenhamos, ter menos motos nas ruas é mais seguro dirigir). Como em Goiânia, em Blumenau há estacionamentos de Área Azul (para quem não conhece, você pára nos locais onde há a placa de área azul, que é na rua mesmo, mas você precisa ter um cartão que você paga pelo tempo que você vai ficar ali estacionado), o grande problema é que lá a Área Azul é geral, em Goiânia se não me engano é somente nos setores Central e Campinas. O problema nem é ter Área Azul, mas é que os estacionamentos pagos, caso você não queira parar na rua, são mais caros que Goiânia.

Em Blumenau, se você está no centro da cidade, dá pra fazer muita coisa a pé, tem tudo perto. Ficamos hospedados no centro e andamos muito, super tranquilo. Então é um bom setor para morar. Olhamos vários apartamentos, em diferentes regiões, mas os setores que mais gostamos foi o Centro, Victor Konder (gostamos por ser um setor residencial, mas não achei que ficaria muito boa a logística para escola e trabalho), Escola Agrícola (nos encantamos pelo setor, tem tudo perto e está em uma região alta) e Água Verde (idem a Escola Agrícola). Esses seriam os locais que nos atenderia, mas cada um tem que adequar sua necessidade ao local de morada. Mas um ponto muito importante que precisa ser avaliado ao olhar moradia em Blumenau é a questão da conta de enchente. Neste link mostra a lista das ruas com a cota da enchente. Não é sempre que há enchentes, mas é importante avaliar essa cota, pois caso ocorra alguma você não está desprevenido ou isolado.

Sobre escolas, ficamos bem desapontados, pois como em Goiânia, a escola pública não consegue atender toda população. Então talvez teríamos que recorrer às escolas particulares (hoje nossos pequenos já estudam em uma particular). Visitamos as três maiores escolas particulares da cidade, inclusive todas elas estão entre as melhores de Santa Catarina. Abaixo vou citar e falar um pouquinho sobre cada uma.

  • Escola Barão do Rio Branco – que recepção maravilhosa tivemos ao entrar na escola! A pessoa que nos atendeu nos mostrou todo o prédio, todas as atividades que nossos pequenos teriam caso fossem estudar lá, inclusive as salas e os projetos pedagógicos. A turma da educação infantil fica separada do ensino fundamental e do ensino médio, e a escola tem ensino bilíngue (na verdade acredito ser trilíngue, pois ensinam inglês e também alemão, tudo incluso na grade curricular). Essa escola tem trabalhos com intercâmbio e muito incentivo ao esporte. Senti também que é uma escola que valoriza a presença dos pais na rotina e no acompanhamento dos filhos nas atividades escolares. A escola é Luterana, mas aberta a pessoas de qualquer religião. Gostamos muito da escola, e ela possui 3 unidades: uma no Centro, uma no Victor Konder e outra no Jardim Blumenau. Ela tem opção para meio período ou integral.
  • Colégio Sagrada Família – essa é a que me pareceu mais próxima da escola que as nossas crianças estudam hoje. Apesar de não termos conseguido agendar a visita com antecedência, como fizemos nas outras, a equipe do colégio nos atendeu super bem. Conhecemos todo o prédio da escola, a parte da educação infantil, que é separada do restante, o material didático. Uma vantagem dessa escola é que há espaço para carros pararem e deixarem as crianças na escola, uma dificuldade que a escola anterior possui. Opinião minha: a escola parece ser muito boa, mas ela é um pouco mais fechada com relação à participação dos pais, não que esses são exclusos, mas menos participativos que na anterior. Mas acredito que um pouco é questão cultural deles, pois a próxima é bem similar nesse ponto. Essa escola também oferece meio período ou integral, e como todas, ensino do infantil ao ensino médio.
  • Colégio Bom Jesus – diferente das outras, esse colégio pertence à Rede Franciscana de escolas, onde possui a sede em Curitiba. Apesar da ser Franciscana, não é católico, é um colégio que ensina valores e respeito a todas as religiões. Também tivemos uma ótima recepção, a estrutura é enorme, acredito ser a maior de todas das quais visitamos. Existe uma grande valorização à pratica esportiva e à atividades culturais. O que me chamou muito a atenção foi o material didático e a forma como eles trabalham com a educação infantil, achei que é um pouco diferente das demais (mas não muito, algumas coisas são bem legais, como o incentivo às práticas, às experiências, proporcionando conhecimento de mundo para os pequenos nas diversas atividades propostas). Ela também oferece meio período e integral, mas diferente das demais, não há aulas de alemão, e sim de espanhol, fora o inglês que é obrigatório.

Ainda sobre as escolas, os valores que eles oferecem pela qualidade de ensino, está um pouco mais barato que Goiânia. Ponto positivo para Blumenau, mas Goiânia existem escolas maravilhosas, e pela qualidade de ensino que nossos filhos tem hoje e o carinho com que são tratados, pagamos um preço justo (há escolas muito mais caras aqui). Sou apaixonada na escola dos meus filhos, e para nós é até um pouco difícil pensar na mudança e não pesar esse ponto.

Mais um ponto que para nós foi muito importante foi a questão de segurança. A nossa ideia é que, se mudássemos, a intenção era morar em uma casa para que as crianças pudessem ter espaço para brincar, que hoje em Goiânia a nossa vontade é muita (moramos em apartamento), mas a violência está tão descontrolada que, para morar em uma casa com segurança precisa ser em condomínio fechado, e para isso o valor a ser investido é muito alto, o que hoje para nós ainda não é uma realidade. Quando conversamos em Blumenau com muitas pessoas que já moram lá há muitos anos, nos indicaram para morar em apartamento, pois era mais seguro, é o que muitas pessoas estão fazendo lá. Casas estão sendo alvo de bandidos, então não era bom nos arriscarmos. Antigamente era mais seguro, hoje já não está tão segura mais. Essas afirmações nos desanimou bastante.

Estivemos em Pomerode, cidade a mais ou menos 20km de Blumenau, para conhecer e sentir o local, pois como nos foi indicado, poderia ser uma possibilidade de morar nela e trabalhar em Blumenau. A cidade é apaixonante! (Ao menos nós gostamos muito de lá). Chegamos a conhecer uma creche pública da cidade, onde nos informaram que há vagas nas escolas públicas para os moradores (tivemos informação que as escolas públicas de Pomerode estão entre as melhores do país, e em algumas delas as crianças tem ensino bilíngue – português/alemão), andamos um pouco por suas ruas, mas o suficiente para ver que morar lá era um bom lugar para ter qualidade de vida. Infelizmente, o que nos desanimou, foi o trevo na saída e entrada de Blumenau, que é horrível para atravessar, fora o trânsito caótico no local em horário de rush. Ou seja, possibilidade descartada.

Abaixo algumas fotos da nossa viagem:

Conclusão da nossa viagem: Blumenau é sim uma cidade linda! Se tivéssemos uma proposta salarial fantástica, cheia de benefícios, certamente iríamos. Mas não é tudo o que esperávamos. A cidade (acredito que a região toda) é muito rica culturalmente, e isso é muito valorizado por eles. A cidade e a região é muito boa para passear, tem muita coisa para conhecer lá. A maioria das pessoas nos recebeu muito bem, nos atendeu com muita prestatividade. Mas não dá para deixarmos o nosso certo por uma dúvida, pois diferente do que muitas pessoas fazem, que é mudar por uma melhora salarial, nós iríamos nos mudar por uma melhora de qualidade de vida, o que não vimos muita vantagem ao conhecer a cidade. Com certeza voltaremos para passear, conhecer melhor a região. Mas nessa primeira proposta, para nós não deu. Continuaremos em Goiânia, e se surgir outra proposta que nos chame atenção independente de onde for, vamos avaliar e fazer como fizemos, conhecer, pesquisar, sentir. Nossa experiência foi muito válida, pois tomamos uma decisão com embasamento necessário para tal.

Que essa nossa experiência possa ajudar outras pessoas a tomarem também essas difíceis decisões, ou inspirar àquelas que estão com dúvidas ir atrás e ter um embasamento para poder fazer a melhor escolha.

Um super abraço a todos e até a próxima.

81 comentários sobre “Morar em Blumenau?

    1. isabella Autor da Postagem

      Nossa, que pena que você não se sente feliz aí. Espero que você possa encontrar o melhor lugar para você, ou voltar para sua cidade. Obrigada por compartilhar conosco seu sentimento. Um grande abraço!

  1. Alessandro

    Sou de goiás e me identifiquei com o seu texto, pois me mudei para Blumenau pelos mesmos motivos citados (violência, cultura, qualidade de vida, oportunidades) entre vários outros. Morar em Blumenau foi uma das melhores escolhas que fiz e viver longe da familia é um dos únicos pontos negativos que encontrei. Caso precisem, estou a disposição para ajudar.

    1. isabella Autor da Postagem

      Olá Alessandro! Obrigada por compartilhar conosco sua experiência! Fico feliz que você tenha tomado uma decisão assertiva, e realmente ficar longe da família pesa muito na balança. Muito obrigada, pode ter certeza que caso precisemos entraremos em contato. Um grande abraço!

      1. isabella Autor da Postagem

        Olá Graciele! Obrigada por acessar o blog! Sobre os bairros, aconselho você a olhar o mais próximo de onde é (ou será) seu trabalho ou local de frequência maior, e também, como disse acima, muito importante olhar a cota de enchente, para não ter problemas caso ocorra uma. No mais, espero que você consiga alcançar seus objetivos. Grande abraço!

    2. Vick

      Oii, gostaria de saber mais sobre a qualidade de vida, oportunidade de empregos se tem faculdade lá ? Eu meu marido é meu bebê estamos querendo ir para SC, para cidades industriais com boa qualidade de vida .

      1. isabella Autor da Postagem

        Olá Vick! Vou te enviar um e-mail com as informações que consigo te passar. Espero que possa ajudar! Grande abraço e boa sorte, e obrigada pela visita ao blog!

          1. isabella Autor da Postagem

            Olá Clarissa! Obrigada pela visita ao Blog. Vou te passar um e-mail com algumas informações que coletamos na nossa visita à cidade. Espero poder ajudar. Grande abraço!

        1. Rodrigo

          Me envia esse email também, Minha esposa tá de mudança para cidade para atuar na saúde. gostaria de saber mais informações de tudo

      1. isabella Autor da Postagem

        Boa tarde Cristiane! Obrigada pela visita ao blog. Não consigo te precisar sobre o custo de vida, pois não sei sua realidade hoje. Só posso te falar que Blumenau oferece boa qualidade de vida. Espero que consiga encontrar o que procura. Grande abraço e sucesso!

  2. Juliana Mello

    Olá! Poderia falar mais sobre média de preço das escolas!? Tenho uma bebê e um filho de 7 anos, estou cogitando sair do Rio e ir no fim do ano para Blumenau. Nesta a ocasião a minha caçula já iria para a escolinha… Obrigada!

    1. isabella Autor da Postagem

      Olá Juliana! Vou te enviar um e-mail com detalhes sobre os valores que vimos por lá. Seja bem vinda ao blog e obrigada pelo contato!

  3. danna

    por favor preciso.saber só.te Blumenau.
    eu e meu marido estamos desempregados.
    queremos ir mês que vem
    quero saber valor de escola ,emprego,aluguel.tudo que puder me passar

    1. isabella Autor da Postagem

      Obrigada por entrar em contato, e por visitar o blog. Te enviarei um email com maiores detalhes, espero poder ajudar. Um abraço!

    1. isabella Autor da Postagem

      Olá Pedro! Obrigada por visitar o blog, e pelo contato. Enviarei um email com maiores detalhes, espero que ajude. Um abraço!

  4. Suellen

    Isabella bom dia , meu marido recebeu uma boa proposta para morar em SC mais precisamente em Pomerode porém acho que se formos mesmo morarei em Blumenau, gostaria tb de saber valores de escola e aluguel .
    Grata Suellen

  5. Aline

    Olá !!
    Penso em me mudar para Blumenau no meio desse ano. Gostaria de saber mais detalhes sobre as escolas particulares, aluguel de apto com dois quartos. Minha filha tem 5 anos.
    E queria saber sobre o mercado de trabalho também. A minha área é administrativa/financeira/bancária.
    E opções de lazer para nós duas.
    Obrigada!

    1. isabella Autor da Postagem

      Oi Aline! Obrigada por visitar o blog! Te enviarei um e-mail com detalhes que possam ser relevantes. Espero muito ajudar, e desejo boa sorte a vocês! Grande abraço e depois nos conte sua experiência!

    1. isabella Autor da Postagem

      Olá Carolina! Obrigada por visitar o blog. Vou te enviar um e-mail com as informações que tenho. Espero ajudar, e depois volte aqui e nos relate sua experiência. Grande abraço e boa sorte!

  6. Laíse

    Olá, ótimo post! Bem informativo e relevante.
    Somos do Rio de Janeiro, porém estamos com uma proposta para lá e gostaria de uma referência de valores de creche, aluguel nesses bairros…poderia me enviar?

    Obrigada, abraços.

    1. isabella Autor da Postagem

      Obrigada Laíse por visitar o blog. Te enviarei por e-mail as informações que tenho. Grande abraço e boa sorte! Depois volte e nos conte como está sendo sua experiência.

  7. Kendra Ray

    Olá. Moro em Itanhaem Litoral Sudeste/SP. Sou apaixonada por SC e gostaria muito de morar, pois eu tenho paixão pela cultura e pela qualidade de vida. Eu pretendo prestar um concurso futuramente para tentar morar nas redondezas de Pomerode (que eu acho lindo e aconchegante), Blumenau que parece ser bem atrativa e Joinville que parece ter muito emprego por ser maior… enfim, gostaria de muitas dicas de qual é melhor para morar , qualidade de vida , escola pública para meu filho de 04 anos , emprego para melhorar de vida e principalmente casa para alugar e os bairros que são menos violentos e mais tranquilos.
    Gostaria de saber se as pessoas falam mesmo alemão e se são humildes e acolhedoras em Pomerode ou em Blumenau.
    Qual seria a melhor cidade para se morar com renda média?
    Eu fico admirada com Pomerode e Blumenau e vivo pesquisando bastante sobre elas.
    Tenho duvidas se daria certo arriscar morar ,porque eu sou tão sozinha com meu filho que eu queria morar em uma cidade que fosse acolhedora para amizades.
    Será que tem bastante homens solteiros ? rsrsrs eu sou solteira e sozinha.
    Quem sabe né….quem espera sempre alcança algo bom.
    Me responda por e-mail.

    1. Suellen

      Kendra, boa tarde estou morando em Pomerode fazem exatamente 3 semanas , a princípio iríamos para Blumenau mas o trânsito caótico fez com que ficassemos em Pomerode mesmo que é onde meu marido trabalha, é uma cidadezinha de interior, muita gente simples , se quer badalação Blumenau é infinitamente melhor, porque aqui em Pomerode é bem tranquilo, as pessoas dormem cedo rsrsrs , as escolas são ótimas aqui tbm.

  8. Jairo Tschurtschenthaler Costa

    Estou mudando para Blumenau também e gostaria de receber informações semelhantes as solicitadas anteriormente.

    1. isabella Autor da Postagem

      Olá Jairo! Obrigada por visitar o blog. Te enviarei um email com as informações que consigo te passar. Um abraço!

  9. Luciana Marques selli Henain

    Bom dia Isabella poderia me dizer se Blumenau é melhor para se morar que Itajaí?
    Pois meu marido está pedindo transferência no trabalho dele para lá, pois onde moramos no rio está insustentável de se morar, e vimos que Santa Catarina ainda é uma opção, queremos um lugar que tenha escola pública para nossas filhas uma de 3 e a outra de 6, e claro que seje tranquilo para morar em casa, pois não conseguimos morar em apartamento. Fico no aguardo da resposta desde já agradecemos.

    1. isabella Autor da Postagem

      Boa tarde Luciana! Obrigada pela visita ao blog. Infelizmente não conheço Itajaí, então não sei te dizer se é ou não melhor que Blumenau. O que posso te dizer é que, em minhas pesquisas, o estado de Santa Catarina é o melhor com relação a educação pública, eu não teria dúvidas em relação a colocar meus filhos em escola pública em qualquer cidade desse estado. Gostei muito da região, e tenho certeza que morar em Blumenau tenha seu lado bom. Espero que tomem a melhor decisão para a família de vocês. Desejo que consigam encontrar o que procuram, seja em Blumenau ou qualquer outro lugar. Grande abraço!

  10. Rachel

    Olá! Primeiramente, parabéns pelo blog e pelo relato.
    Eu eu meu marido morávamos no RJ e viemos para Blumenau pelos mesmos motivos que vocês viriam. Atualmente estamos morando em Gaspar, mas trabalhamos no centro de Blumenau. Estamos com certa dificuldade de achar casas mais próximas ao centro (e como temos cachorro grande, não pode ser apartamento). Caso tenha alguma informação além das que colocou aqui sobre os bairros, eu agradeço.
    A princípio nosso desejo seria poder ir a pé / de bicicleta para o centro ou fazer algum trajeto que não pegasse tanto trânsito.
    Desde já, muito obrigada e que Deus abençoe sua família!

    1. isabella Autor da Postagem

      Bem vinda Rachel! Muito legal vocês optarem por uma mudança como essa. Te enviarei e-mail com algumas informações. Grande abraço e tudo de melhor para vocês!

  11. Leila

    Vim passar férias em Blumenau e já fazem 6 anos, no inicio detestei a calmaria mas, hoje me sinto super adaptada e feliz!
    Não penso em voltar pro RJ de jeito nenhum, moro no bairro Garcia bem perto do centro e tem tudo perto, também trabalho perto de casa 15 min a pé!
    Minha família não gostou daqui, frio, umidade, enchentes e povo mais reservado.
    Mas não consigo me imaginar, viver com medo de um tiroteiro, de andar segurando a bolsa com toda a força do mundo, de esconder o celular e etc…
    Ah quando esta chovendo e há risco de enchentes a população é avisada, de uma em uma hora há uma medição do nível do rio e os pontos mais críticos são avisados com uma certa antecedência, minha mãe diz que o povo daqui é doido porque moram dentro dos rios, e de fato concordo com ela.
    Tem suas desvantagens sim mas para mim está sendo bom a mudança que fiz.
    Claro que cada um é cada um.
    Bjus.

    1. isabella Autor da Postagem

      Olá Leila! Muito obrigada pelo seu relato! Fico feliz que você tenha se adaptado bem. Tenho certeza que se a nossa decisão fosse de morar aí, também teríamos nos adaptado, é muito diferente de morar em uma cidade grande, no meio de tanta violência que vemos nos dias de hoje. Desejo tudo de melhor a você e sua família! Grande abraço!

  12. Taina

    Olá!Q Adorei o seu blog, realmente não sabia a parte das enchentes! E moro no Rj e a violência aqui está cada dia pior, por mais que blumenau esteja enfrentando esses problemas, acredito que não seja pior do que aqui. Ou será? Estou com muitas dúvidas sobre isso, pois quero pedir demissão da minha empresa pra tentar uma oportunidade lá. Inicialmente, meu esposo ficaria para mantermos uma renda e depois ele iria. Pode também me passar essa informação de valores de alugueis e escolas. Ainda não tenho filhos, mas como penso em ir de vez, um dia vou precisar. Muito obrigada, mesmo. me ajudou muito.

    1. isabella Autor da Postagem

      Olá Taina! Muito obrigada pela visita. Vou te mandar um e-mail com algumas informações que coletamos na nossa visita. Espero muito ajudar! Ah sim, com certeza lá nem se compara ao Rio com relação à violência, e acredito que você terá uma ótima qualidade de vida. Grande abraço!

      1. Danielle

        Olá! Tbm moro no Rio, tenho uma filha e estamos na mesma situação, em busca de um lugar melhor para viver, a violência aqui está cada vez pior. Se puder me enviar tbm as informações sobre valores das escolas e alugueis ficarei muito grata. Beijos!

  13. Elizangela Domingues

    Olá
    Estou de mudança para Blumenau, poderia me enviar informações sobre a cidade? Na área de empregos, Adorei o blog💜

        1. isabella Autor da Postagem

          Seja muito bem vinda Maira! Gostaria de saber qual seu foco na cidade, se vai só ou com a família, se tem filhos… Para facilitar em quais informações te encaminhar. Grande abraço e obrigada pela visita!

  14. Rodrigo Avelar

    Minha esposa está de mudança para a cidade para a área da saúde, se puder mandar pra gente dados para que possamos entender melhor a cidade, vamos ficar super gratos.
    Como é a área de construção na cidade e parte ambiental?

    1. isabella Autor da Postagem

      Olá Rodrigo! Não sei se consigo responder em específico suas dúvidas, mas espero que pelo e-mail possa norteá-los. Desejo muita boa sorte a vocês!

  15. Aida Oliveira

    Oi Isabella. Sou gaúcha, morando há 4 anos em Pernambuco. Nosso plano, no momento é planejar uma mudança para Blumenau em meados de 2019/2020. Término dos cursos do povo aqui de casa.
    Ficaria feliz se pudesse me enviar o e-mail com informações de Blumenau.

    1. isabella Autor da Postagem

      Aida, seja bem vinda ao blog! Te enviarei um email com informações dentro do foco que nós buscávamos em nossa visita. Espero ajudar e boa sorte na decisão! Abraço!

  16. Michélle Freschi

    Olá Isabella, seu texto é bastante explicativo, mas gostaria de pedir que me enviasse mais detalhes por e-mail. Meu esposo recebeu uma proposta de trabalho para Blumenau, residimos no interior de Minas e tenho feito pesquisas sobre como é viver em SC, pois não conheço ninguém pessoalmente que possa me dar referencias. Tenho duas filhas e me preocupo como seria adaptar-se em uma região tão diferente, fiquei ainda mais insegura quando li várias resenhas negativas em outros blogs no que diz respeito a moradia, emprego e custo de vida. Desde já agradeço. Deus abençoe Vc sua família .

    1. isabella Autor da Postagem

      Olá Michelle! Obrigada pela visita ao blog. Vou te passar algumas informações, espero que ajude na decisão de vocês. Grande abraço e boa sorte!

    1. isabella Autor da Postagem

      Olá Marcelo! Obrigada pela visita! O que você especificamente precisa? Vai com família, precisa de informações sobre escolas? Estou te perguntando para que eu consiga lhe direcionar melhor as informações. Espero que encontre o que procura. Um abraço!

  17. ALINE SILVA MEDEIROS

    oi Isabella!
    amei suas dicas. Meu marido, eu e nossos filhos( uma menina de 15 anos e um menino de 02 anos) estamos pensando em morar em Blumenau, não temos proposta de emprego, não conhecemos nada… enfim. queremos qualidade de vida, moramos em Belém(PA) a nossa vida toda e hoje sentimos a necessidade de mudança, mas o medo ainda é meu companheiro kkk.
    Trabalho como recepcionista em uma distribuidora meu marido é téc. em celular autônomo e disputar uma vaga de trabalho é que me deixa preocupada. Pode me enviar mais informações sobre empregos, creches e escolas publicas . Obrigada por compartilhar conosco sua experiencia.

    1. isabella Autor da Postagem

      Olá Aline! Muito obrigada pela sua visita ao blog! Vou te enviar um e-mail com as informações que consigo te passar, pois nós tínhamos um foco quando visitamos a cidade. Espero muito ajudar. Grande abraço e parabéns pela busca de qualidade de vida!

  18. Lore

    Olá Isabella
    boa noite!

    Estou pensando em residir em Blumenau mas, te confesso que tenho muitas dúvidas com relação a emprego, moradia e faculdades. Receio de mudar para uma cidade tão diferente da que vivo, e o fator enchente me preocupou um pouco, pois, resido em uma cidade totalmente praiana, chove pouco, com várias opções de lazer, para todos os gostos e bolsos mas, longe de ser perfeita, índice de desemprego surreal, salários baixíssimos, educação das escolas fracas, dentre outros problemas.
    Você tem ideia de valor de locação de apartamento ou casas no centro (nada luxuoso, simples)? Estou pensando também em fazer mestrado, queria saber a média de valores de faculdades. Poderia me ajudar com essas informações, por gentileza?
    Ah, muito esclarecedor seu depoimento e obrigada por compartilhar conosco.

  19. Jenny

    Oi querida! Moro em Florianópolis e meu marido tem uma proposta de emprego em Blumenau. Contrário ao que muitos pensam eu não gosto de morar em Florianópolis por muitos muitos como o transporte público, as pessoas não serem receptivas e a falta de boas calçadas para fazer ae coisas do dia a pé. Sou mãe é praticamente só saiu de casa para levar meus filhos a escola e a natação. Mas meu medo é que meus filhos aman sua escolinha, ir ma natação e no balé. Não sei como seria lá…
    Se você puder me mandar o email com as informações agradeço!

    1. isabella Autor da Postagem

      Seja bem vinda ao blog Jenny! Espero conseguir tirar um pouquinho das suas dúvidas. Desejo que você e sua família sejam muito felizes! Grande abraço!

  20. Fran

    Ola, bom diaa!!
    Pretendo me mudar para Blumenau em Janeiro/2019.
    Eu e meu marido estamos desempregados.
    Temos uma bebe de 3 anos.
    Sou do Interior de SP.
    Gostaria de saber mais, como escola publica, melhor bairro para morar, emprego, valor de aluguel. Enfim, tudo o que puder me passar sera valido.
    Obrigada.

  21. HUGO AMARAL

    Oi. Estou me mudando para Blumenau! Li a postagem e os comentários. Obrigado pelas informações! Poderia me enviar também o e-mail com o apanhado dessas informações?
    Obrigado

    1. isabella Autor da Postagem

      Hugo, obrigada pela visita! Espero que possa te ajudar e que você possa ter uma vida feliz em Blumenau! Depois venha nos contar como está sendo dua experiência. Grande abraço!

  22. Andressa

    Olá, sou advogada. Moro na Bahia, Salvador. Mas aqui a vida está tão estressante e a segurança péssima, que estou querendo me mudar. Pensei em Blumenau pela qualidade de vida. Poderia me passar informações sobre a cidade, sobre emprego e aluguel? Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial