Alerta!

Olá queridos aventureiros! Como vocês podem perceber, sumi um pouquinho, mas é que o tempo está tão curto para mim com tantas coisas para fazer! Estou com tantas ideias para escrever aqui, e aos poucos vou tentar atualizar tudo. Para hoje só quero deixar um relato de um fato que aconteceu aqui na nossa casa e que sirva de alerta a todos vocês, do motivo pelo qual não podemos tirar a atenção dos pequenos hora nenhuma, mesmo dentro de casa.

Considero que sou uma mãe muito zelosa, mas não enjoada. Observo os brinquedos que meus filhos brincam para ver se não há peças comprometedoras; deixo coisas perigosas fora do alcance deles, como objetos cortantes ou que possam machucá-los; as tomadas são todas cobertas com protetores específicos; etc. Mas nesse dia eu não esperava que meu forno elétrico quase pudesse ter sido causador de um acidente por aqui. Meus filhos sempre tiveram muita curiosidade com cozinha, e desde pequenos eu coloco eles junto comigo e explico o que eles podem e não podem mexer. Às vezes eles mesmos pedem para fazermos bolos ou biscoitinhos, e eu sempre deixo eles me ajudarem. Eles possuem os utensílios de uso apropriado à idade deles, e até avental com o lencinho de colocar na cabeça (ensino até a parte da higiene, de lavar as mãos e o porque de prender os cabelos). Mas no forno sempre deixo muito claro que somente a mamãe e o papai podem mexer, pois “é quente e faz dodói”. Nesse dia em especial, que já era noite, eu estava com visita em casa e meus filhos estavam assistindo TV. Como eu estava ocupada terminando um trabalho (foi o meu momento de distração) e as crianças na sala, eu nem percebi a hora que meu pequeno foi na cozinha. Somente depois de um tempo meu esposo sentiu um cheiro de queimado, e quando olhou, o forno estava ligado e começou a pegar fogo no objeto que estava dentro. Eu me assustei bastante, na verdade todos nós, e graças a Deus aqui no nosso prédio possui extintores de incêndio de fácil acesso, onde meu esposo pegou e apagou o fogo. O que aconteceu: nesse meu momento de distração (meu esposo estava no banho), nosso filho foi na cozinha, ligou o forno e colocou seu pratinho de plástico dentro (não sei se ele colocou algo a mais, acreditando que iria assar alguma coisa, afinal, ele me vê mexer no forno e também quis fazer igual, acredito eu) e voltou para o sofá sem que eu percebesse. Olha o perigo! Graças a Deus o nosso forno é elétrico, pois se fosse a gás provavelmente o estrago teria sido maior, e também, como vimos a tempo, não teve prazo para o fogo se alastrar.

Por um momento de distração, quase colocamos em risco toda a família. Eu nunca imaginei que aconteceria uma coisa dessas aqui na nossa casa, na verdade a gente nunca imagina. Sempre ensino muito aos meus filhos o que pode ou não, o que é certo ou não, e principalmente que na cozinha tem muitas coisas que eles ainda não podem mexer. Claro que depois desse ocorrido, não perco mais meu pequenino de vista. Se antes eu já vigiava, agora vigio ainda mais, a eles e a mim.

Espero poder ajudar vocês com esse relato para que vocês também possam observar sempre o que seus filhos estão fazendo, pois não temos noção da imaginação desses pequenos curiosos.

Forte abraço a todos e até breve!

Um comentário sobre “Alerta!

  1. Melina Helena Massarani da Silva

    Nossa!!!!!!!! Ainda bem que não aconteceu nada mais grave! Ensinamos muito nossos filhos e às vezes eu tenho o defeitos de confiar demais. Mas eles ainda são pequenos e temos esmo que estar sempre alertas! Obrigada pela dica e por ter compartilhado esse momento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial