Trabalhando a inteligência emocional nas crianças (06/06)

Ufa! Hoje chegamos ao fim dessa série de postagens sobre a Inteligência Emocional, onde encerraremos com o aspecto Habilidades Para a Vida e o Bem-Estar Emocional.

Quando falamos de habilidades para a vida, estamos falando de conhecimentos que são adquiridos ao longo de nossa vida, as tarefas que precisamos fazer diariamente, como: manter a casa em ordem, lavar louças e roupas, limpar, cozinhar, trabalhar, estudar, etc. Com esse conhecimento, passamos a ter responsabilidades e também autonomia, claro, de acordo com a maturidade (e idade) de cada um.

O bem-estar emocional é quando estamos bem conosco e com os outros, quando buscamos fazer o que gostamos e o que sentimos desejo, quando cuidamos de nossa saúde e da nossa qualidade de vida. É importantíssimo o bem-estar emocional no nosso dia a dia, pois quando estamos de bem com a vida e com todos, fica bem mais fácil realizar nossas tarefas diárias, inclusive aquelas que menos nos agrada.

Juntando esse aspecto com todos os outros mencionados nos posts anteriores, passamos a ter uma vida mais equilibrada e também nos tornamos pessoas mais dispostas e felizes. Algumas atividades nos propõem a trabalhar sempre o lado positivo de nossos atos e tarefas diárias, para que não nos tornemos pessoas entediadas e tristes.

Esse conjunto de aspectos, além do saber se conhecer e se valorizar, vale não só para ensinarmos nossos pequenos a serem boas pessoas quando maiores, mas também nos permite fazermos uma reflexão sobre nossas atitudes diante da vida e diante de nossos próprios filhos, pois somos exemplo para eles e precisamos sempre tentar ser compreensivos e otimistas.

Para que quiser aprofundar sobre o assunto e visualizar todas as atividades propostas pelo livro, recomendo muito, Atividades para o desenvolvimento da inteligência emocional nas crianças, da editora Ciranda Cultural

Espero que tenham gostado do assunto, essas reflexões tem me ajudado muito, não só para orientação aos meus filhos, mas também para meu aprendizado como ser humano. 

Obrigada a todos que acompanharam a série! Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial