Trabalhando a inteligência emocional nas crianças (03/06)

Olá queridos! Espero que estejam gostando do assunto no qual estamos abordando nos últimos dias. Dando continuidade, hoje falaremos sobre a Adequação Emocional.

A Adequação Emocional é saber agir da melhor maneira diante de cada emoção ou sentimento. Por exemplo, quando alguém briga conosco e nos agride, o reflexo natural da maioria das pessoas é fazer o mesmo com o próximo, mas não é o correto. Entendendo a situação emocional (Consciência Emocional), podemos refletir um pouco e agir de forma diferente, para que no fim a situação termine de uma maneira mais agradável. Isso vale também para nós, adultos. Precisamos nos vigiar o tempo todo, pois somos o exemplo para nossos pequenos.

Tem uma atividade no livro que achei muito interessante e que pode ser trabalhada tanto com crianças na média de uns 6 anos até com adultos, vou explicar abaixo como funciona. Chama-se “Semáforo”, pois faz-se a imagem de um semáforo e segue a mesma lógica durante a ação. Funciona assim: quando se está em uma situação de conflito, a pessoa que precisar segura o semáforo e pára para pensar e analisar a situação (vermelho); depois respira fundo e relaxa para se acalmar (amarelo), e em seguida senta com o próximo e explica como se sente e como gostaria que a situação fosse resolvida (verde). Ela é mais trabalhada em situações de ira, raiva ou conflitos.

Além da atividade citada acima, há várias outras atividades diferentes no livro, mas todas com esse intuito, de aprender a lidar com os sentimentos e emoções. É bom trabalhar aos poucos a consciência emocional seguida da adequação emocional.

Continuaremos no próximo post com a autonomia emocional.

Um forte abraço e até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial