Trabalhando a inteligência emocional nas crianças (02/06)

Dando continuidade ao post anterior, hoje iremos abordar o primeiro dos cinco aspectos a serem trabalhados com as crianças para o aprendizado da inteligência emocional: Consciência Emocional.

A consciência emocional, como o próprio nome já diz, é tomar conhecimento do que é cada sentimento e emoção, como identificá-los. É aprender a diferenciar as reações que cada sentimento nos causa ou causa aos outros. Essa é a primeira competência emocional a ser trabalhada, pois é a partir dela que será possível trabalhar as demais.

Uma das maneiras de trabalharmos a consciência emocional é fazer alguns questionamentos diante de situações que envolvam sentimentos, perguntas como “O que você acha que a pessoa está sentindo?”, “Como você se sentiria se passasse por isso?”, “Como poderia melhorar ou mudar a situação?”, etc. Tenho trabalhado muitas dessas perguntas e outras similares aqui em casa, sempre que surge alguma situação que envolva sentimentos e emoções. Claro que cada um reage de uma maneira diferente a cada situação, mas é bem legal ver essas diferenças e começar a trabalhar nos pequenos essa percepção. Até quando estamos assistindo desenhos e que tenho a oportunidade de questionar, eu questiono.

O trabalho terá resultado a longo prazo, mas é muito legal ver as crianças pensarem e expressarem o que eles entendem de cada situação nas quais são colocadas. No livro tem várias outras atividades que podem ser trabalhadas. Para quem tiver interesse, o livro é “Atividades para o desenvolvimento da inteligência emocional nas crianças”, da editora Ciranda Cultural.

No próximo post iremos ver sobre a adequação emocional. Para quem não viu a primeira parte, clique aqui.

Um grande abraço a todos e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial