Ensinando Valores

Quando nos tornamos pais temos inúmeras dúvidas sobre a criação de nossos filhos. À medida que eles vão crescendo, vão descobrindo o mundo, conhecendo novos lugares e pessoas, nós também vamos entendendo quais os limites que devemos dar a eles e os orientando para o melhor caminho. E um dos ensinamentos básicos que passamos a eles todos os dias são os valores. Esses princípios é que os tornarão bons cidadãos e pessoas do bem (claro, não só valores, mas muitos outros ensinamentos).

Quando a família dá uma boa base aos seus filhos, essas crianças irão colher os frutos quando adultos. Nós, adultos, temos que ser exemplo para nossas crianças e nos vigiar o tempo todo para isso.

Nós ensinamos aos nossos pequenos bons modos desde que eles passaram a entender muitas coisas durante o crescimento deles, sempre com naturalidade e aos poucos. Não vou dizer que somos pais perfeitos, pois ninguém é perfeito, nós também estamos em processo de aprendizado e sempre procuramos conhecimento no que diz respeito à educação deles. Um dia por acaso do destino, comprando livros para nossos pequenos, encontrei esse livro muito interessante, “Descobrindo Valores”, da editora Todolivro. Folheei-o e achei muito bacana de imediato, pois é muito ilustrado, de linguagem fácil e cheio de exemplos do cotidiano. Comprei e sempre que tenho oportunidade leio para os pequenos.

“Descobrindo Valores” fala de um personagem principal, Riki, e sua turma, através de curtas histórias ensinando e exemplificando as atitudes tomadas em cima dos valores demonstrados na obra. A proposta do livro é educar para a vida. Ele trabalha dez temas, que são: Amizade, Autoconfiança, Generosidade, Honestidade, Perseverança, Prudência, Respeito, Responsabilidade, Superação, Tolerância. Ele aborda muito bem todos os temas, trabalha de forma muito coerente sua proposta. Mas sentimos um pouco de dificuldade em trabalhar a leitura de um tema em um único dia, pois é muito extenso para nossas crianças, que são pequenas e não prendem a atenção por muito tempo na leitura. O ideal, para nós, foi trabalhar um tema por semana. Eu comprei a edição completa com todos os valores, mas eles também vendem cada tema separadamente.

Outra obra bem legal, que foi dada de presente ao nosso pequenino, é da editora Cedic, e são dez pequenos livros com essa proposta de valores e chama-se “Meu banquinho de história de valores”. Esses livros vêm junto com um banquinho com um porta livros na lateral para guardá-los, e para sentarmos para ler para nossas crianças. Foi um presente fofo, amamos! O legal dessa coleção é que as histórias são bem curtinhas, de fácil leitura para as crianças e dá para ler um livrinho todo antes de dormir (que é a nossa rotina). Os temas abordados são: Amizade, Generosidade, Gentileza, Honestidade, Humildade, Justiça, Perseverança, Respeito, Responsabilidade, Solidariedade.

Tenho outros aqui que são mais religiosos, e não vou abordar por respeito à religião de cada leitor. Mas minha opinião é que essas duas obras se completam (junto com outras que tenho), elas se conectam e acabam também nos relembrando muitos valores que às vezes deixamos de lado, ou não damos tanta atenção. Acho muito bom poder ler com meus filhos e refletir sobre minhas próprias atitudes. E não só a leitura e as atitudes, mas também com muito amor é que vamos fazer dos nossos filhos os bons cidadãos do amanhã.

Um forte abraço a todos, muita luz para suas crianças e muita sabedoria aos papais e mamães!

Um comentário sobre “Ensinando Valores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial