Manobras na hora de dormir

Olá leitores(as)! Essa semana pensei muito no que postar e acabei mudando na última hora, depois de ler umas dicas bem bacanas sobre a hora do soninho dos bebês. Segue abaixo.

Boa hora para dormir

Dicas para fazer as crianças dormirem mais cedo

A hora de dormir é apontada como um momento que exige estratégias especiais com as crianças. Nas famílias modernas, é cada vez mais comum que, no início da noite, em vez de tranqüilas e sonolentas, as crianças estejam agitadas e animadas com a presença dos pais, que acabaram de chegar do trabalho, ou atentas a outros estímulos, como televisão e brinquedos.

Essa agitação, apesar de ser uma delícia, pode prejudicar a rotina do sono. A criança demora a se acalmar e, com isso, vai dormindo cada dia mais tarde. No entanto, é muito importante para a saúde que as crianças durmam bem e cedo, a partir das 19h30, quando começa a ocorrer a liberação do hormônio do crescimento.

Veja o que favorece a rotina do sono e dicas para a hora de colocar os pequenos na cama:

Menos luz e som

Nas duas horas que antecedem o momento de dormir, a família deve evitar estímulos como televisão, música agitada, brinquedos barulhentos ou atividades esportivas. O ideal é estabelecer um clima de relaxamento, com pouca luz e poucos sons, e evitar atividades que estimulem as crianças, investindo em histórias, leituras, desenhos e outras práticas que as deixem mais introspectivas.

Criar a rotina

As crianças funcionam muito bem quando seguem um ritmo previsível de ações. Por isso, é importante estabelecer uma rotina e mantê-la diariamente, inclusive aos finais de semana. Se os pequenos sabem que, após o lanche, farão a leitura e que, em seguida do banho, vão para a cama, por exemplo, tornam-se mais colaborativos e tranqüilos.

Alimentos leves

Quanto mais cedo for o jantar, melhor. Assim a criança não vai se deitar com estômago cheio. A refeição precisa ser nutritiva e leve, e também é importante evitar açúcar, frituras e gorduras, que precisam de mais tempo para serem digeridos. Estão vetados alimentos que funcionam como estimulantes, como café, chocolate e refrigerante. Sirva pratos com carboidratos, que possuem o aminoácido triptofano, um indutor natural do sono, presente no arroz, nas massas e nos cereais, principalmente os integrais, que são ricos em fibras.

Luz natural

O sol ou a claridade natural ajudam na produção de melatonina, o hormônio indutor do sono. Aproveite os dias de calor para levar as crianças para brincar à luz solar, durante 15 minutos, todos os dias. Mesmo em dias frios, ou quando não há a possibilidade de tomar sol, vale sair um pouco e receber a luz natural do dia, que proporciona os mesmo efeitos benéficos do sol.

Banho morno e massagem

O banho da noite pode ser mais longo e quente do que os banhos da manhã. Os pais podem incentivar a criança a relaxar um pouco na água da banheira. Após o banho, o contato pele a pele, o toque e a essência da massagem proporcionam relaxamento e tranqüilidade e aumentam o vínculo entre a mãe e o bebê. Além da melhoria na qualidade de sono, outros benefícios da massagem são aumento da circulação, alívio da cólica, aumento da imunidade, aumento do desenvolvimento psicomotor, entre outros. Até as crianças mais agitadas gostam de massagem e se acalmam. Então, após o banho, aproveite para massagear seu filho e prepará-lo para uma ótima noite de sono.

Com colaboração da consultora de Sono Materno-Infantil Patrícia Dias.

Fonte: http://mamae-e-bebe.bebe.abril.com.br/boa-hora-para-dormir/

A experiência que temos com nossos filhos é que funciona mesmo, principalmente se eles têm uma rotina e um ambiente calmo e tranqüilo para induzi-los à noite de sono. Nossos dois pimpolhos são bem diferentes um do outro, praticamente opostos, enquanto um adora dormir o outro luta para não dormir. E é da natureza deles mesmo serem assim, pois o são desde sempre! (Rsrs). Mas a rotina que temos com eles é muito boa e funciona. Claro que cada lar, cada família e cada criança tem suas particularidades, o que exponho aqui é a minha experiência com meus filhotes. Eles têm rotina e horário para ir para a cama, lemos história já com o intuito de incentivar a leitura, e antes eles têm um banho morno e massagem para se acalmarem. É muito difícil colocar rotina em uma criança, mas com persistência e jeitinho vai conseguindo.

E vocês, tem alguma outra valiosa dica para as noites de sono dos pequenos?

Um forte abraço e até!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial